30 de novembro de 2007

Carlos Queirós



As declarações de Carlos Queirós são, no mínimo, infelizes. Dizer que Filipe Soares Franco "não sabe o que diz" foi a gota de água para mim que já não gostava muito deste senhor, que lá por ser Treinador Adjunto do MU, acha que é superior aos outros. Esquece-se é que quando treinou a equipa maravilha do Sporting nem sequer conseguiu ser campeão.

Qualquer sportinguista que se preze, só tem de defender o nosso Presidente. As declarações de FSF podem não ter sido as melhores mas isso, apesar de dar o direito de resposta a CQ, não lhe dá o direito de ofender FSF. Para mim, quem ofende o Presidente do Sporting, ofende o Sporting e ponto final.



Vejam este post do MAF, no blogue da Centúria Leonina, que está absolutamente sensacional!


29 de novembro de 2007

Mais um... quase!


Não era o resultado que queríamos mas Old Trafford não é nada fácil. Face à melhor equipa do Manchester United da última década (dito pelo próprio Fergunson), o Sporting não foi além da derrota por 2-1, depois de estar a vencer por 0-1. O golpe foi duro apenas por termos sofrido o golo aos 90+2, Rui Patrício, ao que me pareceu, instruíu mal a formação da barreira e acabou por ser batido pelo livre de Ronaldo. Acaba por ser fruto da inexperiência que poderia não ter-se verificado se tivesse tido mais oportunidades de jogar em vez de Tiago, mas não vale a pena entrarmos no campo dos "se". No global, Rui Patrício fez uma boa exibição e mostrou que precisa é de jogar. Todos sabemos que na posição dele, a experiência e minutos em campo é que fazem com que haja evolução. Uma nota também para Had, afinal parece que temos bem melhor que Ronny no banco... Espero que Had continue a titular. Quanto à equipa no geral, parece-me que têm de perceber que até o árbitro apitar, ainda podem ser marcados golos. Estas desconcentrações nos minutos finais têm de acabar.

E que venha a UEFA!

28 de novembro de 2007

MAIS UMA VEZ, VENCIDOS COM DIGNIDADE…


Mais um jogo contra uma grande equipa europeia, mais uma vez uma boa exibição, e mais uma vez também um resultado negativo ao cair do pano. Será por falta de sorte? Eu, neste caso, vou mais para a falta de concentração. Penso que o Sporting nos últimos minutos baixou um bocado a guarda e passou por situações muito delicadas, por perdas de bolas infantis na nossa zona ofensiva e que permitiram contra ataques velozes dos ingleses. Mas acabámos por sofrer um golo de livre, num remate com uma trajectória traiçoeira que acabou por enganar o nosso guarda redes. Outra vez Ronaldo. Sportinguista, mas profissional claro.

Perdeu-se a hipótese de conseguir um resultado histórico em Manchester, também a possibilidade de fazer mais uns pontinhos (como o perdido com a Roma) para o nosso ranking e que daria muito jeitinho, para da próxima vez que formos a Champions conseguirmos o almejado Pote 2. Mas a ver vamos, ainda temos a uefa e podemos fazer ainda mais uma meia dúzia pontos e ter uma prestação razoável (basta ganhar ao Dínamo e passar uma eliminatória na Uefa).

Mas nem tudo foi mau, entrámos no jogo com atitude, mostrámos que temos executantes suficientes para fazer uma liga portuguesa condizente com as responsabilidades no nosso Sporting, ou seja, ir ainda a tempo de lutar pelos dois primeiros lugares.
Ficou também do jogo uma certeza, afinal existe um lateral esquerdo razoável no plantel: Marian Had. Finalmente Bento viu o que todos já tínhamos observado. Nota ainda para a boa prestação de Rui Patrício, futuro guarda redes titular do Sporting e da Selecção na minha humilde opinião. E também uma palavra para Bruno Pereirinha, está a subir de rendimento e pode ser um caso sério.

27 de novembro de 2007

Paulo Bento: A saída?

Tendo em conta a controvérsia gerada: de um lado sportinguistas a defender o Paulo Bento, do outro sportinguistas a cruxificá-lo, venho mais ou menos posicionar-me ao centro. Nem defendo nem cruxifico.

1 - Equipa: Foi o Paulo Bento que fez a equipa (independentemente de ter sido limitado em termos financeiros);

2 - Teimosia: O calcanhar de Aquiles de Paulo Bento. Insistir em jogadores como Ronny, Paredes, Farnerud, Djaló e Tiago foi prejudicial não só à equipa como aos próprios jogadores e à imagem de Paulo Bento.

3 - Erros: Além dos acima referidos (ponto 2): recuar Miguel Veloso para a defesa quando poderia ter lançado Gladstone, colocar Purovic (ou instruí-lo para) correr ou vir para as alas para recepcionar a bola, não colocar o Adrien e Rui Patrício (nomeadamente nas ocasiões que colocou o Paredes e o Tiago, respectivamente) e não descansar alguns jogadores (em certos jogos, era notório o cansaço de Miguel Veloso e João Moutinho).

No entanto, acredito que Paulo Bento está a começar a corrigir alguns destes erros. Rui Patrício passou a ser titular, a substituição de Ronny no último jogo pode significar o fim da insistência de Paulo Bento com este jogador (ou pelo menos assim espero) e já colocou Gladstone em vez de recuar Veloso.
Talvez estas correcções já sejam tardias mas para o Benfica-Porto continuo a preferir um empate, recuso-me a deixar de acreditar no Sporting e, consequentemente, por enquanto, na continuidade do Paulo Bento.

25 de novembro de 2007

Adeus ao titulo?


É uma pergunta que fica no ar, pois a barreira dos dez pontos começa a ser enorme, não que os nossos rivais tenham feito muito para a merecer, basta olhar para os jogos de ontem por exemplo.



Mas o que interessa é tentar perceber o porquê desta situação e no meu ponto de vista existem algumas causas que se podem apontar:



1 - Em termos defensivos, o Sporting não está bem, umas vezes por falta de sorte outras por incapacidade. A equipa sofre golos esquisitos como o de ontem e porquê? Na minha opinião existe uma lacuna muito grande no lado esquerdo da defesa, com as saídas de Tello e Caneira ficou por colmatar uma falha. Está latente e é por ai que essencialmente as coisas correm mal.

Não vejo que no centro, na baliza e mesmo na lateral oposta o nosso clube esteja mais mal servido que o ano passado.


2 - A utilização consecutiva sempre dos mesmos jogadores causa enorme desgaste e esta falha pertence a Paulo Bento, já que mesmo percebendo-se que Paredes e Farnerud, vá-se lá saber porquê não rendem e não se pode contar com eles.
O meio campo para mim tem mais opções dado que Paulo Bento, no ano passado tinha esgotado a paciência com Carlos Martins. Este ano temos 7 opções de qualidade a saber: Veloso, Moutinho, Izmailov, Vuckcevic, Pereirinha, Romagnoli e Adrien, penso que os nossos adversários não se poderão orgulhar de tanta qualidade.
Ora, sete jogadores para quatro lugares não me parece escasso.



3 -No ataque temos o melhor avançado da Liga e Djaló, como na época anterior, e depois Purovic, Derlei e Celsinho em contraste com Bueno e Alecs no ano passado. Melhor, pior? Só no final da época podemos fazer as contas finais, mas dá-me a sensação que temos jogadores que possibilitam mais opções ao técnico. Só que é preciso saber usar essas opções não é colocar um jogador com 1,93m a correr pelas alas e esperar que ele sirva os companheiros, nem lançar um jovem com 19 anos quando faltam 10 minutos para terminar um derby e esperar que ele o decida.



Falando do jogo de ontem uma palavra para Rui Patrício, teve infelicidade no lance do golo, mas no meu ver quem erra mais é Ronny, mais uma vez aliás, juntando a outros tantos erros. Por aqui está uma das grandes teimosias de Bento. Ronny erra e continua, já está na hora de dar mais minutos a Had. Caramba, ele é internacional Checo e já disputou o lugar com Cech do Porto, pelo que vi não é assim tão mau...



No meio campo e ataque muito esforço mas pouco sumo, não é uma exibição como a de Braga, longe disso, os jogadores lutaram, deram o seu máximo, apesar da primeira parte medíocre (começar a perder sem um único remate à nossa baliza, quando já não se está bem psicologicamente e contra uma equipa que só queria defender não é fácil...), na segunda foi criado volume de jogo suficiente para o vencer.



Uma palavra de incentivo ainda para Purovic que apesar de não ser dotado tecnicamente tem presença física, tabela com os colegas com alguma eficácia e tem um jogo de cabeça bastante bom. Lá está uma opção que não tínhamos na época transacta. E já leva 3 golos num terço da época contra os 7 de Bueno e 8 de Alecs na época passada.



Espero que Paulo Bento não continue a insistir no erro Ronny, uma vez que já substituiu o outro que me parecia evidente Tiago e lançou Rui Patrício, um jovem com grande potencial, que vi jogar diversas vezes em Alcochete e que, ou me engano muito, ou será o titular da baliza da Selecção dentro de poucos anos.







O ínicio


O Sporting é uma paixão. Um amor. Uma maneira de ser. É um tipo de sangue! É inconfundível, insubstituível, incontornável, imenso... O Sporting vive em mim.

Este é o início de um blogue que já devia ter sido criado há muito tempo mas que tem sido, sucessivamente, adiado. É hoje o primeiro dia deste blogue feito por amor ao Sporting, feito para apoiar o Sporting, para trocar ideias, opiniões, tudo e qualquer coisa sempre pelo Sporting.

Nós estamos sempre cá por ti: Sporting!

"Até morrer Sporting allez!'

22 de novembro de 2007

O porquê deste blogue

Olá a todos! Há muito que gostava de ter um espaço para expressar a minha opinião sobre os assuntos do Sporting, uma vez que vivo diariamente de forma apaixonada o clube desde há muito tempo e sentir também a crítica porque penso que a troca de ideias é sempre salutar: todos juntos podemos ajudar o Sporting a ser cada vez maior.
Realçando o que de bom se faz, sugerindo o que pensamos poder ser melhor para o clube e criticando os pontos negativos de forma objectiva. Mas por achar que não tinha tempo, nunca me tinha aventurado a escrever um blogue, até que me apercebi que perdia mais tempo a comentar algumas tiradas que me deixavam completamente fora de mim de supostos sportinguistas, que dizem mal de tudo o que mexa no que diz respeito ao Sporting. A adeptos de outros clubes, eu até compreendo as críticas e os comentários ignorantes, mas a sportinguistas custa-me. Por isso decidi começar este blogue. E lanço desde já o repto a outros sportinguistas que tenho visto indignados que se juntem nesta cruzada para troca de ideias construtivas e que possam engrandecer esta instituição centenária.

Ora e que nome para o blogue? Pensei, pensei….e acho que uma frase, um dos cânticos da nossa curva que me arrepia e, pelo que tenho lido e ouvido, também a inúmeros sportinguistas. Um momento que infelizmente se consegue poucas vezes no nosso estádio. Todos a cantar em uníssono: Até Morrer Sporting Allez…