13 de dezembro de 2008

A Salvação de um Clube centenário vs as ilusões de um povo

Por vezes custa-me a crer os disparates que vou lendo, porque das duas uma, ou quem os faz não percebe minimamente do que fala, e apenas fala ou escreve por escrever, ou então escreve de má fé. Quero acreditar mais na primeira hipótese.

E quero acreditar mais na primeira hipótese porque sei que vivo em Portugal, num pais onde muitas pessoas gastam, pedem empréstimos sem depois se preocupar com o que irá suceder, o que importa é ter todos os bens patrimoniais com que sonharam, depois se passa fome, se não consegue pagá-los, ou se mais tarde lhe vêem a ser penhorados e executados logo se vê.

Não sou gestor nem economista, mas além de gerir como todos nós o meu orçamento mensal, também a minha profissão tem muito haver com gerir, neste caso recursos humanos e também matérias, logo financeiros, ou seja gerir um orçamento que tenho sem o ultrapassar, e muitas vezes é muitíssimo difícil.

Por isso ainda bem que temos um Presidente com ideias menos latinas, e mais anglo saxónicas. Realista, e com objectivos bem delineados e não lírico. O Sporting efectivamente está hoje afastado de um abismo que á poucos anos atrás estava a um passo.

Eu gostava que alguém que critica a venda do património não desportivo me explicasse como seria hoje o Sporting, se em vez de um passivo de cerca 235/240 milhões tivesse menos o valor da diferença do que foi abatido com a venda do património, e também os juros desse mesmo valor. Ora bem é fácil então temos –(45 milhões +(45*1,06^4-45)). Ou seja somando 56 milhões aos actuais 235/240, teríamos a bela soma de 296 milhões de euros, pelo menos.

Ora alguém me explica, como uma empresa que cria receitas de, aproximadamente, (sem vendas de jogadores) 40 milhões de euros por época, pode fazer face a um passivo de quase 300 milhões de euros? Só em juros pagaria cerca de 20 milhões de euros por ano. E o resto? E a manutenção de infra-estruturas? E os fornecedores de serviços? E o próprio património que causava prejuízo? Ficaríamos com 10 milhões para o futebol? Meus amigos se com 20 ou 25 milhões é difícil ter um plantel competitivo…

Em suma a beve trecho estariamos com uma equipa mais fraca com ainda menos gente a assistir os jogos, com menos patrocínios, e com um passivo que acabaria por apenas com o serviço da divida consumir todos os recursos.

Quando Soares Franco diz que juntamente com uma equipa salvou o Sporting é verdade meus caros. Se antes fez parte de direcções que o ajudaram a afundar, não teria toda a responsabilidade teria alguma, os projectos por vezes não dão certo. Mas ao contrário de outros mudou o rumo, e prestou um grande serviço ao Sporting, quer queiram ou não!

SL
Sporting Sempre

6 comentários:

  1. Caro MFM comungo do teu pensamento como sabes. FSF fez um trabalho notável a nível financeiro e devemos estar agradecidos. Mas descurou outras áreas importantes.
    Gostava de ver no Sporting um grande gestor como FSF mas que fosse capaz de unir todos os sportinguistas.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, existe uma grande desunião, devido a vários aspectos. E deve começar-se desde já pelos nucleos, temos entre nucleos filiais e delegações cerca 300 se não me engano. Há que criar uma ligação efectiva chamar mais gente ao estádio, dar impotancia e visibilidade á figura do sócio correspondente. Temos de potenciar o que temos. Congregar.
    Mas tambem acredito que alguns individuos, como Dias da Cunha, ajudam a levantar a poeira e a contestação.

    No entanto a parte de marketing e expansão tem de ser revista funciona muito mal, assim como o nosso site. Há muito a melhorar em diversos aspectos, penso que o congresso será muito positivo.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Caro MFM:
    A venda de património seria inevitável e os custos da sua manutenção seriam provavelmente superiores aos vaticina. Infelizmente o que se ganhou no dinheiro que se poupou perdeu-se na união dos sportinguistas. E muito por culpa de FSF, que em vez de deixar eternizar esta conversa mais as contas do passado deveria, ao jeito de quem não deve não teme, ter possibilitado uma auditoria. Por mais cadáveres que se encontrassem e por mais nauseabundo que fosse o seu cheiro, o tempo já o teria atenuado e dissipado.

    Por outro lado não me lembro de tanto desleixo com os núcleos e com os sócios que vivem longe de Lisboa. O Sporting é uma força nacional e precisa de uma liderança que perceba o seu potencial, revertendo-o em favor do clube.

    SL

    ResponderEliminar
  4. De qualquer forma o homem já anda em campanha eleitoral. Nunca visitou tantos núcleos como o faz neste momento... especialmente os Alentejanos. Porque será? Ficam no caminho para as suas propriedades ou para os campos de Golf no Algarve?

    Por outro lado questiono-me:- onde pára uma candidatura oposicionista credível?

    A falta de solidariedade com o clube é que nem todos os sportinguistas se revêem num Presidente que só pensa nos números... financeiros e nem jeito tem para unir a família Sportinguista!


    Rugidos Natalícios

    ResponderEliminar
  5. O Verde CDV já disse tudo, falta ao Sporting um gestor com a capacidade de FSF nas restantes áreas, pelo menos no futebol.
    Se é verdade que financeiramente o Sporting recuperou e recuperará o passivo para números mais "normais", também é verdade que FSF descurou tudo o resto e só agora com o vazio em Alvalade parece ter acordado para esse facto. Ainda vai a tempo de recuperar o tempo perdido, espero que o saiba fazer.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Caro Leão de Alvalade,

    Esse é um dos pontos,que realmente, deixa um nevoeiro que em nada ajuda, e só deixa espaço para os habituais agitadores. Mas também me parece que já ninguém duvida, e ele próprio o disse que o projecto Roquete, foi um fiasco e deu um prejuizo de cerca de 50 milhões de euros. Agora se juntarmos a isso a péssima gestão de Dias da Cunha mais 80 milhões em 4 anos. Penso que não é preciso procurar muito mais. O resto são peanuts.

    Mais grave, a meu ver, é a falta de cuidado com sócios e adeptos, o afastamento. Parece que agora está acordar, espero é que seja para durar, a meu ver FSF rodeou-se mal. Desde Marketing á propria área da gestão do futebol, passando pela ponte que parece não existir entre clube adeptos, nucleos...

    Cara Tite

    É verdade esperemos que não o faça só em tempo de pré-campanha!

    Agora quanto a oposição séria... não vejo nada. Espero que surja mas duvido muito, pois todos os sócios do Sporting com sentido de responsabilidade sabem que no aspecto financeiro não existe alternativa. Quanto ao resto deviam dar umas dicas a FSF.

    Caro Visconde,

    Vai bem a tempo, oxalá saiba escolher uma equipa equilibrada para o conseguir.
    Entendo que o monstro passivo tenha consumido todas as suas forças, mas ha que arrepiar caminho e responder a outros desafios importantes com a mesma aplicação.

    SL

    ResponderEliminar