3 de dezembro de 2008

Uma questão de fair play

Tive este fim de semana a possibilidade de concretizar um sonho de infancia ver um derby na terra do futebol.

E assim foi, consegui arranjar bilhetes para o jogo entre Chelsea e Arsenal, através de um amigo a quem eu deixo aqui o meu maior agradecimento, um grande abraço caro JMS.

Mas não venho aqui relatar o jogo com momentos altos e baixos, mas tão só o comportamento dos adeptos. Estádio cheio, canticos continuos quase durante os 90 minutos, e uma coisa absolutamente impensavel em Portugal. A claque do Arsenal que venceu fora saiu do campo ao mesmo tempo que todos os adeptos do Chelsea, cantou comemorou a vitória, incluindo com alguns cânticos provocatórios e os adeptos do Chelsea sorriam e encolhiam os ombros.

Imagine-se isto em Portugal... Impensável.

Dá que pensar. Uma questão de civismo num caso, ou de falta dele noutro.

SL

4 comentários:

  1. Em Portugal antes da claque da equipa vencida partir para a investida, já a PSP andaria de cacete na mão a distribuir fruta com força...

    ResponderEliminar
  2. É um facto, são formas de actuar, mentalidades. Atraso, enfim em Portugal a policia preocupa-se a mais com as claques e com passar multas de trânsito, em vez de investigar crimes, e perseguir bandidos.

    Também é outro facto que a justiça não colabora pois muitas vezes solta quem não deve, e perdoa a burlões e vigaristas. Enfim pode ser que os nossos filhos não se apercebam tanto destas diferenças daqui a 20 anos...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Tenho pena de nunca ter assistido a vivo a um grande derbi inglês.
    Gosto muito de ver o futebol inglês e costumo ver quase todos os jogos que passam na televisão.
    Deve ser uma coisa fantástica e bem diferente do futebol português.
    Um abraço caro MFM

    ResponderEliminar
  4. caro Verde CDV,

    A grande diferença está na velocidade do jogo, o campo parece muito mais pequeno tal é a velocidade com que ocupam os espaços.

    De resto o civismo e o apoio são outros pontos que ficam na retina.

    Um abraço

    ResponderEliminar