12 de fevereiro de 2008

Miguel Veloso

Muito se fala sobre Miguel Veloso na imprensa, nos blogues, nas bancadas, nos cafés... Sportinguistas e não só, aposto. Arrisco-me a dizer que António Veloso não está a gerir propriamente a carreira de Miguel. Já todos percebemos que se deslumbrou com as notícias sobre o interesse de vários clubes "de sonho". A questão é: será que António Veloso já o puxou para a terra? Não caberá ao pai, ex-futebolista, e quiçá ao próprio treinador fazê-lo?
Continuo a acreditar no Miguel. O talento não se esvai com um estalar de dedos e acredito que se recupere dos pseudo-interesses que supostamente tem despertado. A cabeça na lua alia-se ao facto de estar num mau momento de forma. De facto, tudo parece correr mal a Miguel. Passou inclusive a ser um jogador assobiado. Com 21 anos, passar de bestial a besta é tudo menos fácil.
Ontem era um jogador com potencial para ser um dos melhores trincos do futebol português, hoje é apenas um "gordo que não se mexe e que venha o Adrien"? Será que nós sportinguistas queremos que o Miguel se recupere?
Eu quero, espero e acredito que o Miguel Veloso vai recuperar. Acho que tudo passa por uns jogos no banco, por uma pausa das luzes da ribalta e por aplausos, não por assobios. Do que ele realmente precisa é de apoio, especialmente em Alvalade. Ou queremos deitar fora um dos nossos talentos?

A eterna campanha II

Já falei sobre isto aqui, no entanto, a eterna campanha para novos sócios permanece apenas no horizonte. Depois de terem apontado Janeiro para o lançamento do novo cartão de sócio e respectiva campanha para angariação de novos sócios, estamos já em Fevereiro e nada.
Continuamos à espera do timing certo? Será que haverá algum timing certo esta época?
Os sportinguistas continuam à espera. E mais uma vez, vou enviar um e-mail a pedir esclarecimentos...

4 de fevereiro de 2008

O que será necessário acontecer?...

Para que Paulo Bento, além de dizer que a maxima responsabilidade é sua, se demita?

Será necessário colocar em risco o apuramento do Sporting para as competições europeias? Será necessário obter a pior classificação de sempre no campeonato?

Agradeço os serviços que Paulo Bento fez ao Sporting numa altura de parcos recursos, e que com orçamentos limitados conseguiu colocar a equipa a jogar futebol de qualidade. Sem sombra de duvida, mas isso foi no passado. Este ano a equipa além de não obter resultados, perdeu os mecanismos, perdeu a capacidade de criar ocasiões de golo, e só vai ganhando alguns jogos á custa de rasgos individuais, alguns deles protagonizados pelas tão criticadas aquisições.

O Sporting não tem um plantel mais fraco que o Belenenses, o Braga o Guimarães ou o Setubal, mas na realidade qualquer um deles pratica um futebol muito mais bem conseguido que o Sporting, e isto deve-se ao trabalho tactico das equipas. Paulo Bento já não consegue fazer mais, e para o bem dele e do Sporting têm de sair.

Compreendo que Soares Franco tente com a manutenção de Paulo Bento, mais do que outra qualquer situação o manter de palavra. Uma vez que alguns dos seus pontos de honra acabaram por não se concretizar, não por culpa própria mas por factos alheios a si. Mas neste caso parece-me óbvio que ninguém lhe levará a mal, não cumpirir a palavra, e dispensar Paulo Bento.

O que esta em causa e pegar neste grupo de jogadores conseguir, pelo menos o terceiro lugar e preparar a próxima época. E sinceramente duvido muito que Paulo Bento o consiga fazer, apesar do Benfica também estar muito mal, e de ter recuros incomparavelmente maiores que os restantes candidatos. Porque não consegue transmitir a equipa garra, vontade de ganhar. Nem consegue retirar alguns elementos do 11 que se arrastam a muitas semanas (Romagnoli e Veloso)

1 de fevereiro de 2008

A JUVENTUDE E O SISTEMA



Muitos sócios e simpatizantes do Sporting, têm vindo a criticar ao longo do tempo sobre algo que não sabem, ou seja sobre a qualidade de Bruno Pereirinha. Felizmente o jovem jogador está a começar a conseguir calar muita gente. O jovem no seu primeiro ano de Sénior está a começar a demonstrar as qualidades que tem e a afastar as desconfianças infundadas que pairavam sobre a sua qualidade.


Pereirinha era na ultima equipa de juniores do Sporting que ganhou o campeonato em 2006 titular indiscutivel, sendo ainda junior de primeiro ano (juntamente com R. Patricio e Daniel Carriço). Pereirinha devido a ser um jogador que não encontrava niveis competitivos no escalão a que pertencia foi emprestado ao Olivais e Moscavide, e a meio da época resgatado (para jogar pouco e não ter a evolução que teria se permanecesse cedido o resto do ano) para o Sporting.


Pereirinha não tem culpa que quando jogava (pouco tempo), fosse sempre o primeiro a sair quando outros estavam iguais ou piores que ele no jogo. Não tem culpa de andar a mudar de posição constantemente dentro do campo. Pereirinha é um jogador de ala rende mais a extremo e possivelmente será uma feliz adaptação a lateral direito. Pereirinha também não tem culpa de o Sporting não ter um sistema alternativo ao 4:4:2 quando é o clube que mais e melhores extremos forma em Portugal. Não digo que jogue em 4:3:3 de inicio tem poucos extremos, mas pelo menos que em caso disso a meio do jogo tenha criados mecanismos para abrir o losangulo para um 4:3:3.


E já agora uma palavra para Celsinho parece-me também um jogador talhado para jogar pela ala, e pode ser uma mais valia também quando for caso de abrir o jogo assim lhe sejam dadas oportunidades.