
É uma pergunta que fica no ar, pois a barreira dos dez pontos começa a ser enorme, não que os nossos rivais tenham feito muito para a merecer, basta olhar para os jogos de ontem por exemplo.
Mas o que interessa é tentar perceber o porquê desta situação e no meu ponto de vista existem algumas causas que se podem apontar:
1 - Em termos defensivos, o Sporting não está bem, umas vezes por falta de sorte outras por incapacidade. A equipa sofre golos esquisitos como o de ontem e porquê? Na minha opinião existe uma lacuna muito grande no lado esquerdo da defesa, com as saídas de Tello e Caneira ficou por colmatar uma falha. Está latente e é por ai que essencialmente as coisas correm mal.
Não vejo que no centro, na baliza e mesmo na lateral oposta o nosso clube esteja mais mal servido que o ano passado.
2 - A utilização consecutiva sempre dos mesmos jogadores causa enorme desgaste e esta falha pertence a Paulo Bento, já que mesmo percebendo-se que Paredes e Farnerud, vá-se lá saber porquê não rendem e não se pode contar com eles.
O meio campo para mim tem mais opções dado que Paulo Bento, no ano passado tinha esgotado a paciência com Carlos Martins. Este ano temos 7 opções de qualidade a saber: Veloso, Moutinho, Izmailov, Vuckcevic, Pereirinha, Romagnoli e Adrien, penso que os nossos adversários não se poderão orgulhar de tanta qualidade.
Ora, sete jogadores para quatro lugares não me parece escasso.
3 -No ataque temos o melhor avançado da Liga e Djaló, como na época anterior, e depois Purovic, Derlei e Celsinho em contraste com Bueno e Alecs no ano passado. Melhor, pior? Só no final da época podemos fazer as contas finais, mas dá-me a sensação que temos jogadores que possibilitam mais opções ao técnico. Só que é preciso saber usar essas opções não é colocar um jogador com 1,93m a correr pelas alas e esperar que ele sirva os companheiros, nem lançar um jovem com 19 anos quando faltam 10 minutos para terminar um derby e esperar que ele o decida.
Falando do jogo de ontem uma palavra para Rui Patrício, teve infelicidade no lance do golo, mas no meu ver quem erra mais é Ronny, mais uma vez aliás, juntando a outros tantos erros. Por aqui está uma das grandes teimosias de Bento. Ronny erra e continua, já está na hora de dar mais minutos a Had. Caramba, ele é internacional Checo e já disputou o lugar com Cech do Porto, pelo que vi não é assim tão mau...
No meio campo e ataque muito esforço mas pouco sumo, não é uma exibição como a de Braga, longe disso, os jogadores lutaram, deram o seu máximo, apesar da primeira parte medíocre (começar a perder sem um único remate à nossa baliza, quando já não se está bem psicologicamente e contra uma equipa que só queria defender não é fácil...), na segunda foi criado volume de jogo suficiente para o vencer.
Uma palavra de incentivo ainda para Purovic que apesar de não ser dotado tecnicamente tem presença física, tabela com os colegas com alguma eficácia e tem um jogo de cabeça bastante bom. Lá está uma opção que não tínhamos na época transacta. E já leva 3 golos num terço da época contra os 7 de Bueno e 8 de Alecs na época passada.
Espero que Paulo Bento não continue a insistir no erro Ronny, uma vez que já substituiu o outro que me parecia evidente Tiago e lançou Rui Patrício, um jovem com grande potencial, que vi jogar diversas vezes em Alcochete e que, ou me engano muito, ou será o titular da baliza da Selecção dentro de poucos anos.