9 de outubro de 2008

Crise de Bilheteira

Hoje o jornal O JOGO, aborda a crise na venda de bilhetes e na ocupação do estádio José Alvalade, desde há dois anos para cá.
Em números redondos o Sporting perdeu cerca 21,4% no total de GameBoxes vendidas em comparação com há dois anos atrás, o que prova que realmente o decréscimo é bem evidente, e preocupante. Se a este numero juntarmos outro, de que apenas em três jogos iguais aos da época transacta, (apenas trocando Leiria por Trofense), perdemos cerca de 5000 espectadores em média por jogo nota-se bem a crise que prolifera pelas bancadas do nosso estádio.

No entanto, na minha opinião, o resultado não é desta época, e também não é da crise porque nos mesmos jogos do ano passado o Benfica e o Porto tiveram menos espectadores do que neste ano. Ou seja a crise parece só afectar o Sporting. Ou seja vamos então excluir o factor crise porque me parece leviano e superficial. No mesmo jornal é feita a pergunta de quem era a culpa da baixa de venda de bilhetes e consequente esvaziar das bancadas. E a resposta é a seguinte: Crise 34% Treinador 32% jogadores 23% e presidente 11%.

Ponderando estes numeros e afastando o factor crise, e realçando apenas os factores internos penso que não restam muitas duvidas de quem é o culpado nº 1 por este afastamento. Teriamos então estes numeros. Paulo Bento 48,5% Jogadores 34,8% e Presidente 16,7%. Parece-me que não restam grandes duvidas para quem o principal responsavel pelo esvaziamento do balão de Alvalade.

Se a este numero acrescentarmos outro que achei interessantissimo do ano passado, penso que fica tudo dito. Na época transacta e apesar de na venda de Boxes ter-se dado uma pequena quebra de 34 mil para 32 mil, foi o ano em que o Sporting vendeu mais bilhetes na totalidade, foram vendidos mais bilhetes a vulso se não estou em erro 44000 por jogo, o numero está presente no relatório de contas da época transacta. No entanto e apesar de serem mais bilhetes vendidos a média de assistencia baixou de 33285 para 29380. Claramente muitos sócios e adeptos com bilhete de época já tinham virado as costas á equipa o ano passado pois cerca de 1/3 em média tinha bilhete mas não ia aos jogos.

Parece-me evidente que mais cego é o que não quer ver e neste caso, sem duvida o treinador está a afundar além do mais as contas do nosso clube. Sr Presidente analise os dados antes que seja tarde.

11 comentários:

  1. Concordo plenamente com o que estás a dizer "MFM" mas o nosso pequeno treinador continua numa boa, pois os nossos dirigentes teem permitido o senhor fazer de tudo e sua vontade tem sido sempre respeitada. Nunca me lembro de existir um treinador com carta branca no nosso clube. Inédito, e tanta asneira tem sido cometida em prejuizo do SCP.

    ResponderEliminar
  2. caro HMG,

    É verdade parece quase que estamos num regime totalitário e o treinador é uma espécie de irmão ou filho do presidente. Tudo lhe é posto á disposição, e pode fazer as maiores atrocidades que tudo fica na mesma!

    Até quando?

    Abraço leonino

    ResponderEliminar
  3. opiniao obtusa!! sem fundamento nenhum!!

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo,

    Já agora podia dar o seu numero de sócio e sector no estádio porque eu dou o meu, não podemos ser como a avestruz.

    Quer que eu coloque aqui numeros de sócios que não compraram Boxes este ano por causa de Paulo Bento, e pior os que não comprarão para o ano?


    é só fazer meia duzia de telefonemas porque não sei os numeros dos meus amigos de cor, como deve calcular!

    Temos de saber ver

    SL

    ResponderEliminar
  5. Caro colega MFM,

    Infelizmente, tenho sérias dúvidas que PB seja responsabilizado por tudo isto. Neste momento, só vejo inactividade no presidente e no director desportivo. Fosse PB de outra nacionalidade e já teria sido despedido há muito. É suposto sermos ambiciosos ou vamos continuar a contentar-nos com um futebol sem brilho nem vontade e com umas quantas taças?

    SL

    ResponderEliminar
  6. quantos artistas pagos a peso de ouro passaram por alvalade sem um unico titulo? culpar paulo bento por tudo é facil...nao concordo!!! saída de paulo bento nao é solucao muito menos agora...gostava que paulo bento se sagrasse campeao este ano alias e naop duvido tal como o senhor...no entanto tal como ele disse...este ano fecha-se um ciclo,ha objectivos que teem de ser atingidos senao paulo bento sai como se espera para grande alegria dos seus detractores...os tais que vao para o estadio assobiara equipa!! ninguem é perfeito!! nao existem treinadores perfeitos!! antes paulo bento de que peseiro com futebol bonito e 0 titulos com derrotas tambem humilhantes!! nao esquecer!!

    socio 64010


    superior norte!!
    DUXXI PARA SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  7. HA MUITA MEMORIA CURTA EM ALVALADE!!

    ResponderEliminar
  8. Cara AM,

    É evidente que a culpa nalguns aspectos não é de Paulo Bento, pelo simples facto que não deveria ser Paulo Bento, a falar e tomar decisões por palavras proferidas por jogadores. Deveria haver alguem que quando fosse caso diso multasse os jogadores e os colocasse no seu devido lugar, de forma imparcial, não aconteceria assim o que tem sucedido!
    Agora quanto ás limitações a nivel tático, ás teimosias, e aos erros cometidos em série estamos conversados.

    caro sócio





    Caro sócio 64110,

    Paulo Bento não seria o culpado de tudo, é um facto, no entanto e pela forma como todo o futebol do Sporting funciona, acaba por ser o principal responsavel, pois os erros tácticos ninguém lhos tira assim como a implicancia com alguns jogadores, que em ultima instancia só prejudicam o Sporting.
    È evidente que todos queremos ser campeões e se eu tivesse uma infima esperança de o ser, não diria o que digo!
    EU também já fui defensor de Paulo Bento, também acho que todos devem ter o seu tempo, mas já lá vão três anos, ou vamos esperar mais quantos?
    Quanto a Peseiro só não venceu um campeonato porque fomos roubados, e chegou a uma final europeia pela primeira vez em várias decadas.

    SL

    ResponderEliminar
  9. diria que nao fomos campeoes com peseiro porque ja tinha perdido ha muito controlo no balneario!! isso que paulo bento tenta evitar a todo o custo!! disciplina acima de tudo!! nao quero ver um jogador dizer ao treinador "vai tomar no cu" em pleno estadio e no jogo a seguir jogar sem que nada se passe!! quando Moutinho na pre-epoca teve aquelas declaracoes eu disse na altura,gracas a essas dseclaracoes o SPORTING iria ter a pior epoca de sempre em vendas de game boxes e estadio muito mais vazio!! digamos que SPORTINGUISTAS ficaram extremamente desiludidos e deixaram de acreditar!! afinal o nosso capitao e exemplo dentro de campo,era tambem ele um mercenario mal agradecido!! lamentavel é um jogador que esta em conflito com o treinador ser aplaudido por metade do estadio quando se levanta para aquecer e meia duzia de pacovios gritarem por stoikovic quando patricio sofre o 2° golo com o porto...sabe o que lhe digo a minha maior desilusao vai para os adeptos do SPORTING que ja nao sao o que eram...tivemos 18 anos à espera de um titulo e nessa epoca de muitas promessas e grandes desilusoes que ate em 5° ficámos..o apoio era maior e incondicional!! eu amo o SPORTING incondicionalmente...sendo campeao ou nao!! apoiar quando se ganha é facil!! a todos os que vao para o estadio assobiar...os trocos que voces deixam na caixa nao valem nada comparados com aquilo que voces prejudicam a equipa e o clube!! facam um favor ao clube e desaparecam!!!

    ResponderEliminar
  10. Caro anonimo,

    Deixe-me que lhe diga que todos os Sportinguistas contam e mesmo nesses idos anos, em que eu frequentava a mitica curva sul do nosso antigo Alvalade. Também se assoboavam jogadores e treinadores.

    Eu não assobio é contra a minha filosofia mas vivemos em democracia, e cada qual tem o direito de pronunciar-se da forma que bem entender o Sporting não é seu nem meu é de todos os Sportinguistas

    SL

    ResponderEliminar
  11. claro!! sao culturas!! cultura do assobio...diria que certos adeptos e deixam alampionar....

    ResponderEliminar