25 de março de 2008

Estranha apatia

Primeiro que tudo devo dizer, objectivamente, que apoio esta direcção do Sporting no plano da ideia de saneamento financeiro do clube, achando-o desde logo fundamental para libertar mais meios, no futuro, para a equipa de futebol.

Também estou de acordo que as modalidades devem ser, à excepção do atletismo, autofinanciadas através de patrocínios como sucede este ano com o FUTSAL.

Após esta ressalva parece-me importante focar alguns pontos.



1- Equipa de futebol



Já estou farto de desculpas! Um treinador que não obtém resultados: sai! Já vai para lá da minha compreensão a apatia desta SAD, neste aspecto (como em outros), os resultados são miseráveis, a equipa não tem fio de jogo, repete erros tácticos, falha penalties, não sabe nem defender nem atacar em lances de bola parada, os jogadores são encostados por birra, etc...
Tudo bem, o plantel não é o mais valioso, mas nem quero imaginar se todos os treinadores da liga tivessem a perspicácia de Jorge Jesus e Carlos Carvalhal, provavelmente, o Sporting estaria a lutar para se manter na 1ª divisão. Será possível que olhem com tranquilidade para isto? Acham isto natural? Até podemos dar o benefício da dúvida mas isso não pode ser aplicado indefinidamente. Se no ano passado vendemos 34000 boxes e este ano 32000 (em números redondos) no próximo ano nem aos 30000 chegaremos e já estou a ser simpático.



2- Passivo



Como disse atrás, estou totalmente a favor do abatimento do dito passivo e devo registar que o mesmo, após a alienação dos terrenos, cifra-se em cerca de 205 milhões. No entanto, e o que já vai para além da minha compreensão, é o facto do Benfica pagar 9 milhões de juros anuais por 200 milhões de passivo bancário e o Sporting pagar 17 por 240 milhões (números do ano passado, antes da venda de Nani e da alienação dos terrenos.) O Passivo tem de ser rapidamente negociado! Caramba, existem inúmeras instituições bancárias e de certeza absoluta que darão melhores condições ao Sporting, que não pode pagar cerca de 50% de juros a mais que o Benfica! Não digo que pague menos (tendo em conta a diferença no valor total das respectivas dívidas), mas menos do que está a pagar de momento, é perfeitamente possível!



3- Marketing


Meu Deus, depois de estarmos com uma campanha adiada durante longos meses, eis que surge o novo cartão de sócio. Muito bem, excelente mesmo mas onde estão os packs para comprarmos e oferecermos? Como vamos subir o número de sócios se continuam a pagar-se 100 euros de jóia? Eu quero acreditar que os packs vão aparecer, mas porquê tanta espera? Era assim tão importante que todos os sócios recebessem os cartões, antes de estar disponível no mercado o motor essencial para aumentar o número de sócios? Não entendo. Sou sócio. Gostei do novo cartão, acho o formato interessante apesar de já atrasado, mas tinha muito mais gosto de oferecer 2 ou 3 packs de novo sócio, ainda antes de ter o meu novo cartão, isso era muitíssimo mais importante para mim e para o Sporting.

12 de março de 2008

Potencial do plantel

Ja estou farto de ouvir falar mal do nosso plantel, é verdade é mais fraco que o do Futebol Clube do Porto, mas também custou metade, mas de resto não vejo mais nenhum mais forte que o do Sporting, que a meu ver apenas peca por ter perdido (após Grimi tapar a lacuna de Tello) Caneira em relação ao ano transacto.
Mas adiante num site britânico que analisa o potencial das equipas para vencer a Taça Uefa (Em sites de apostas e com dinheiro não se costumam dar benesses..), eis que o Sporting aparece em 5º ex aquo com o Totenham, quem diria que um plantel miseravel que segue atrás do Setubal Guimarães e a 6 pontos de um dos piores Benficas que á memória...

Dá que pensar não?

10 de março de 2008

Mais uma derrota fora

Infelizmente, sofremos mais uma derrota fora. Estamos a 20 pontos do 1º e em 12 jogos fora, vencemos apenas 2 e perdemos 6, marcámos apenas 6 golos e sofremos 13. Mau demais para ser verdade.
Camacho pediu a demissão apesar de ter resultados ligeiramente melhores que estes (apesar de jogar bem pior!). Quanto a Paulo Bento continua como se nada fosse, como se não tivesse culpas e como se o Sporting tivesse no lugar que merece! Agarrado ao tacho, agarrado a um lugar que já provou não merecer e enquanto isso vai destruíndo a equipa, impedindo que hajam motivos para haver motivação e confiança. Já chega!
No dia em que o meu pai tomou posse como Vice-Presidente do núcleo n.º 1 do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, o nosso SCP coloca em risco a ida à Champions...
Até quando?