25 de março de 2008

Estranha apatia

Primeiro que tudo devo dizer, objectivamente, que apoio esta direcção do Sporting no plano da ideia de saneamento financeiro do clube, achando-o desde logo fundamental para libertar mais meios, no futuro, para a equipa de futebol.

Também estou de acordo que as modalidades devem ser, à excepção do atletismo, autofinanciadas através de patrocínios como sucede este ano com o FUTSAL.

Após esta ressalva parece-me importante focar alguns pontos.



1- Equipa de futebol



Já estou farto de desculpas! Um treinador que não obtém resultados: sai! Já vai para lá da minha compreensão a apatia desta SAD, neste aspecto (como em outros), os resultados são miseráveis, a equipa não tem fio de jogo, repete erros tácticos, falha penalties, não sabe nem defender nem atacar em lances de bola parada, os jogadores são encostados por birra, etc...
Tudo bem, o plantel não é o mais valioso, mas nem quero imaginar se todos os treinadores da liga tivessem a perspicácia de Jorge Jesus e Carlos Carvalhal, provavelmente, o Sporting estaria a lutar para se manter na 1ª divisão. Será possível que olhem com tranquilidade para isto? Acham isto natural? Até podemos dar o benefício da dúvida mas isso não pode ser aplicado indefinidamente. Se no ano passado vendemos 34000 boxes e este ano 32000 (em números redondos) no próximo ano nem aos 30000 chegaremos e já estou a ser simpático.



2- Passivo



Como disse atrás, estou totalmente a favor do abatimento do dito passivo e devo registar que o mesmo, após a alienação dos terrenos, cifra-se em cerca de 205 milhões. No entanto, e o que já vai para além da minha compreensão, é o facto do Benfica pagar 9 milhões de juros anuais por 200 milhões de passivo bancário e o Sporting pagar 17 por 240 milhões (números do ano passado, antes da venda de Nani e da alienação dos terrenos.) O Passivo tem de ser rapidamente negociado! Caramba, existem inúmeras instituições bancárias e de certeza absoluta que darão melhores condições ao Sporting, que não pode pagar cerca de 50% de juros a mais que o Benfica! Não digo que pague menos (tendo em conta a diferença no valor total das respectivas dívidas), mas menos do que está a pagar de momento, é perfeitamente possível!



3- Marketing


Meu Deus, depois de estarmos com uma campanha adiada durante longos meses, eis que surge o novo cartão de sócio. Muito bem, excelente mesmo mas onde estão os packs para comprarmos e oferecermos? Como vamos subir o número de sócios se continuam a pagar-se 100 euros de jóia? Eu quero acreditar que os packs vão aparecer, mas porquê tanta espera? Era assim tão importante que todos os sócios recebessem os cartões, antes de estar disponível no mercado o motor essencial para aumentar o número de sócios? Não entendo. Sou sócio. Gostei do novo cartão, acho o formato interessante apesar de já atrasado, mas tinha muito mais gosto de oferecer 2 ou 3 packs de novo sócio, ainda antes de ter o meu novo cartão, isso era muitíssimo mais importante para mim e para o Sporting.

5 comentários:

  1. Para os três pontos, uma palavra: responsabilização! Há quem diga que não é solução rolarem cabeças, mas eu acho que neste momento, depois de tanta desculpabilização, têm de rolar. O Sporting não pode é permitir este tipo de situações, se os objectivos não são atingidos, há que haver renovação. Paulo Bento: RUA! Pedro Afra: RUA!

    ResponderEliminar
  2. Concordo em absoluto se FSF não percebe de futebol, rodeie-se de pessoas que percebem e que não se escondam!

    Já no marketing tem mais responsabilidades e na gestão passivo tb, dado que está a lidar com o forte dele. tem obrigação de fazer melhor!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Primeiro obrigado pelo teu comentário no meu post , em segundo parabéns pelo excelente blog , está nos meu favoritos.

    Concordo contigo com o que escreveste no post e estou muito de acordo com o novo cartão.
    Havia que dar um bónus ao retirar a joia e tinham de sermais agressivos na mensagem , não pode ser lançar a ideia e depois os adeptos que se mexam.
    SL

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, pela tua visita, eu também sou assiduo no sangueleonino, as vezes não tenho é muito tempo por isso escrevo pouco.

    QUe tal mandar mos para lá mails em massa para o site do Sporting? POde ser que eles se mecham e ponham cá fora os packs mais depressa.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Amigo MFM parece que vão lançar uma campanha ou qualquer coisa , brevemente , pelo menos li qaulquer coisa nesse sentido.
    Pode ser bom aproveitar a boa onda que a equipa parece poder proporcionar neste final de época.
    SL

    ResponderEliminar