7 de janeiro de 2008

ANO NOVO, OS MESMOS ERROS

O ano de 2008 iniciou-se com mais uma derrota, mas mais preocupante que isso são os mesmos erros, mantem-se o mesmo estado de coisas, a mesma apatia. Apatia essa que se espalha desde a direcção a equipa técnica.

Vamos por partes direcção, não existe liquidez, no máximo 2 milhões de euros para gastar entre aquisições e acrescimo de salários até ao final da epoca. Ou seja ha que apostar tudo na maior lacuna que existe neste plantel, um lateral esquerdo. Ainda mais agora com um pouco mais de fôlego devido a mais que provavel saida de Paredes (até que enfim), que vai poupar mensalmente mais de 50 mil euros por mês ou seja mais plafond para o salário do possivel lateral esquerdo a contratar. Ou seja existe a clara possibilidade de contratar um lateral esquerdo com qualidade, assim todos os meios sejam apontados para lá. Ainda em relação a direcção tarda em lançar a campanha de novos sócios. Se já me foi incompreensivel de perceber porque não foi em época natalicia, o erro perdura.

A equipa técnica, Paulo Bento, escolheu o plantel, foi ele que quis manter Peredes e Farnerud, foi ele que dispensou Carlos Martins, agora em evidencia na liga espanhola. Foi ele que pediu um ponta de lança com caracteristicas diferentes das de Liedson, essencialmente para o jogo aéreo.
Mas aparte isto e inconcebivel que o Sporting raramente entre bem num jogo, e raramente apresente um jogo fluido. Isto sem duvida e responsabilidade do técnico, porque não me venham dizer que equipas como Setubal ou o Guimarães têm melhor matéria prima que o Sporting, e apresentam hoje sem duvida, um melhor colectivo.
Mas analisando só o jogo com o Boavista ou seja 2008, tivemos os mesmos erros, Purovic a correr pelas alas, quando a jogar seria fixo na área. Ronny sempre a jogar mal e continuando a titular, e a marcar todas os livres directos quando o Sporting tem inumeros jogadorez que o podem fazer. Já para não falar de Romagnoli a jogar num terreno pesado quando Moutinho pode jogar atras dos pontas de lança deixando as alas para Izmailov ou Pererinha (á direita) e Vuckevic (á esquerda). Depois tirar um central quando poderia ter por exemplo feito o que fez noutros jogos tirar Ronny e recuar Veloso, ganhar capacidade ofensiva nas laterais e não desiquilibrar a defesa. Já agora para quem conheça os juniores do Sporting, porque é que não é Wilson Eduardo Marco Matias ou Bruno Matias a terem uma chance na equipa principal ao invés de Luis Paez? eu acredito no jogador mas tem caracteristicas similares as de Purovic, enquanto os outros são mais rapidos e ofereciam soluções mais diversificadas a equipa.

Em suma á que sair desta letargia, tanto em termos de direcção assumir as responsabilidades encontrar um bom lateral esquerdo e dadas as ausencias de Derlei e Yanick, resgatar Saleiro. Paulo Bento arrepiar caminho e não insistir nos mesmos erros, senão até o segundo ou o terceiro lugar de acesso a tão imprescindivel liga dos campeões podem ficar em causa, e ai não ha desculpas falhava rotundamente, e só havia uma coisa a fazer sair!

SL

3 comentários:

  1. Os mesmos erros de sempre neste jogo que são apenas e só culpa do PB. A insistência em Ronny já se transformou há muito em teimosia e burrice. Já não tenho mais paciência para PB. É bater no ceguinho, nada mais...

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  2. CAros MFM e AM

    concordo com tudo. Nomeadamente, na questão de não ir buscar o Wilson, por exemplo que é o melhor marcador dos juniores e é móvel !

    ResponderEliminar
  3. Cara AM,

    Realmente para o Ronny já n ha paciencia....e como a cereja no topo do bolo da irracionalidade.. não ha palavras.

    Caro mro,

    Seja bem vindo aos comentários aqui no nosso espaço de reflexão.
    Quanto ao Wilson,´é o segundo marcador dos juniores atrás do Marco Matias, mas efectivamente é um ponta de lança muito mais completo que Paez. Joga faz jogar, remata de todo o lado, e movel enfim assenta como uma luva no nosso esquema.

    SL

    ResponderEliminar