7 de junho de 2009

Dados a analisar 2009/2010

Com o final da época de 2008/2009, gostava de partilhar convosco um exercicio de analise sobre as prestações dos jogadores do Sporting emprestados, bem como a sua projecção para o futuro.
Juntei os dados que consegui compilar e que vou juntar a seguir, para que possamos trocar ideias sobre os mesmos.


Além destes mais alguns jogadores tiveram passagens por alguns clubes das quais não tenho dados totais mas que deixo aqui á vossa analise




Por fim ainda uma breve apresentação dos jovens nascidos em 90 que terminam este ano a sua formação na equipa de juniores, mas que pela sua qualidade já estão ligados ao Sporting para as próximas épocas



Muita matéria prima, eu tenho as minhas preferências, e penso que com as previsiveis dispensas de Tiui, Ronny, Romagnoli. e também com a possivel a venda de Veloso alguns terão a sua chance.


Eu levaria para a pré época um lateral esquerdo, no caso André Marques, um ou dois médios, escolheria Celestino que me parece ter evoluido bastante e já estar pronto para o regresso e daria uma chance a Diogo Rosado pois o seu talento é enorme assim o consiga potenciar e estaremos perante um fora de série.

No ataque também daria uma chance a um ou dois destes três Saleiro, Wilson ou Rui Fonte, na pré epoca. Mas acredito que qualquer um dos três poderia ser uma opção mais válida que Tiui, sendo que a minha preferencia vai para Wilson Eduardo, um jogador rapido bom tecnicamente e de remate pronto ao jeito de um projecto de Liedson.

O futuro é verde

SL
SPORTING SEMPRE

PS: Claro que independentemente deste exercicio, a compra de um avançado caso Derlei saia e de um médio ofensivo experiente que faça a diferença parecem-me indespensáveis para o ataque a 2009/2010

8 comentários:

  1. Caro amigo, mfm

    Partilho do mesmo raciocinio com apenas uma pequena diferença, o Sporting precisa sim de um bom numero 10! Os outros lugares podem e devem ser preenchidos com jogadores da nossa cantera que durante a pré época demostrem ser capazes e ter melhores condições para entrarem para os eleitos de Paulo Bento.
    Quanto a compras, apostar em trazer um belissimo jogador para lugar 10, um verdadeiro craque.
    Um jogador que faça a diferença que seja um carregador de piano um artista que ponha a equipa a jogar como se dum carrocel se tratasse, um pensador dentro do próprio jogo enfim um "Balakov" que saudades.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Bom trabalho!

    Acredito que o Marques e o Celestino ficam no plantel, o Rosado talvez.
    Nos avançados é que acho que como jovens, deviam jogar com regularidade. O Sporting tendo o Liedson como titular, sobram neste momento 3 para um lugar, se um puto ficar, 4 para um lugar!
    Por isso acho que o Saleiro devia continuar a crescer na Académica (agora que está ambientado). E o Rui Fonte e o Wilson, emprestar a um clube da primeira.

    Uma atenção: esqueceste do Luiz Paez, emprestado ao Fátima que subiu para a 2ª. Acho que era titular!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Caro Hmg,

    È um facto que um numero 10 seria provavelmente a maior prioridade, e a contratar que seja mesmo para fazer a diferença.

    Caro Pedro Sousa,

    Tem razão quanto ao numero de avançados, bem como á sua utilização, e realmente ao longo da época parados poderiam parar a sua evolução.
    Mas eu queria referir me sobretudo á pre epoca, depois só se algum deles explodi-se mesmo é que ficaria no plantel.
    De qualquer modo concordo que os emprestados se possivel deverão manter-se nas equipas onde ja evoluiam.

    Luiz Paez alinhou tb no Fátima, mas ao que parece o Sporting não exerceu o direito de opção, mas obrigado pelo reparo.

    SL

    Esqueci-me ainda de dar uma nota de destaque a dois jogadores pois o post ja ia muito longo. João Gonçalves no Olhanense, excelente época e não fosse a lesão, também mereceria lugar na pré época. E André Santos começou no Fatima na 2ªB , destacou-se e seguiu para Leiria onde foi ganhando espaço, esteve ligado a duas subidas no mesmo ano. Parabens a ambos e espero que tenham boas epocas de estreia na 1ª Liga, em Olhão e Leiria.

    SL
    SPorting Sempre

    ResponderEliminar
  4. Caro MFM,
    Grande trabalho sem duvida. Assim dá para aquilatar as reais opções.
    Na minha perspectiva existem dois jogadores que têm muitas hipoteses de ficar no plantel: Celestino e André Marques.
    Quanto ao outros jovens que vão subir dos juniores devem ir rodar para equipas da Liga Vitalis ou até da 1ª Liga.
    Alguns são muito bons mas falta-lhes alguma maturidade compettitiva, como: André, Wilson Eduardo, Renato, Diogo Rosado, etc.
    Quanto ao tal nº10 estou com o HMG.
    Precisamos de um valor bastante seguro, pois é uma grande lacuna desde a saída do Balakov
    O problema reside na falta de verba para comprar uma "truta", talvez se descobra uma mais baratinha no Brasil. Outro problema da actualidade presente é a cada vez mais escassa formação de estrondosos nºs 10.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Caro VERDE CDV,

    É verdade o André Maqrues e o Celestino são os que estarão mais perto da promoção ao plantel principal, e já li hoje no jogo que Saleiro também poderá ter a sua chance.

    Era bastante bom que conseguissemos colocar com regularidade os nossos melhores juniores pelo menos na II liga, pois assim terão de se superar e evoluir como todos desejamos


    Concordo com ambos, e oxalá Derlei fique, para podermos mesmo concentrar todos os nossos esforços na aquisição de um 10 daqueles que faça lembrar o grande Balakov.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Caro MFM,

    Concordo especialmente com a parte das dispensas, espero sinceramente que desta vez o Veloso saia.
    Purovic: parece-me que não teve uma época muito feliz, com 16 jogos e apenas 3 golos, é manifestamente pouco para um ponta de lança;
    Stojkovic: uma época bastante má diria eu, só 5 jogos?
    André Marques: uma boa época se considerarmos que são 14 jogos na 1ª liga e com 2 golos marcados;
    Saleiro: teve alguns dissabores com o facto de não jogar no Vitória, mas não acho que tenha feito uma época brilhante,18 jogos e apenas 4 golos marcados???? Estamos a falar de um ponta de lança! No entanto, se é para termos lá o Tiuí, antes o Saleiro sem dúvidas;
    Celestino: fez uma boa época, está a evoluir muito bem, mas, admito, nunca gostei dele nos juniores e mantenho a opinião (talvez teimosia) ao dizer que não é o meu estilo de jogador. No entanto, e quanto a factos não há argumentos, pelo que tem feito, merece uma hipótese no plantel principal;
    Celsinho: má época;
    Tiago Pinto: boa época, apesar de saber que (e concordando com o Verde CDV) que André Marques fará possivelmente parte do plantel principal, nunca escondi que sempre gostei do Tiago e na minha opinião é melhor lateral esquerdo que o André;
    André Santos: época regular, falam muito bem dele em Leiria e acredito que fará muito melhor, sempre foi um dos meus juniores "favoritos" e acredito na sua qualidade individual;
    João Gonçalves: excelente época, mais um que não apreciava nos juniores e que está a evoluir muito bem, aguardo novos capítulos;
    Marco Matias: uma época fraca, esperava bem mais dele;
    Paulo Renato: época muito fraca.

    Fábio Paim: sempre teve pouca cabeça e muito mania, nunca mais me vou esquecer que, na primeira vez que o vi jogar, nem sequer aqueceu como os colegas e que mesmo assim foi chamado a entrar no jogo, tanto potencial que infelizmente parece não vingar;
    Rui Fonte: tenho imensa curiosidade em vê-lo, não vou tecer considerações visto que ainda não o vi jogar;
    Bruno Matias: sempre gostei do Bruno, no entanto, achava que psicologicamente era fraco, espero estar enganada e espero que consiga mostrar o potencial que tem!
    Quanto aos nossos juniores, na minha opinião, quer Wilson quer Diogo Rosado merecem fazer a pré época, diria mais, é justo que a façam. Duvido que algum deles fique no plantel principal, mas a ficar algum, aposto no Wilson devido à maturidade porque ao Diogo vai fazer muito bem uns tempos a rodar. De todos os nomes referidos, todos têm potencial mas não acredito que, quer o Pedro Mendes quer o Diogo Amado tenham grandes hipóteses no Sporting, afinal já lá temos Daniel Carriço (infinitamente melhor que Pedro Mendes) e Adrien Silva (ainda que tenha caracteristicas diferentes do Diogo).
    Quanto a Victor Golas, André Martins, Diogo Rosado e Wilson só posso dizer isto: estes não enganam!!!!
    Excelente trabalho MFM!
    SL

    ResponderEliminar
  7. Convido-os a visitar um novo blogue leonino:
    http://aesquadraleonina.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Cara Am,

    Quanto ao servio e ao montenegrino, o dificil vai ser coloca-los. péssima época

    Quanto aos demais concordo quase na totalidade, excepto talvez no que diz respeito aos laterais esquerdos, acho que são da mesma igualha, sendo que nenhum deles deslumbra, parece-me acertado dar chance ao que mais vontade tem de ser leão, no caso André Marques.

    Entretanto já vão surgindo novidades, André Santos permanece em Leiria, assim como B. Matias no Fátima. a acompanhar.

    SL

    ResponderEliminar