12 de novembro de 2008

Formação (Arsenal)

Muito se especula sobre jovens jogadores com potencial e com um futuro risonho. Enorme é a espectativa e apenas um ou dois fazem carreiras dignas de registo na história do nosso futebol ou até além fronteiras, a maioria destes miudos com potencial andam pelas divisões inferiores nunca conseguindo o sucesso quando da transição para o futebol sénior. Pouco se aposta no nosso país nos jovens o medo é uma constante investindo-se dinheiro em jogadores de outras nacionalidades (maioria deles extracomunitários) e que pouco trazem de novo para a nossa Liga em 100 jogadores que venham por atacado, craques chega uma mão para os contar, muitas vezes nem isso, infelizmente para todos os adeptos amantes de um futebol bem jogado com a bola tratada com carinho coisa que cada vez se tem visto menos nos nossos relvados.
Nas noticias que correm pelo mundo da bola achei pertinente esta que agora transcrevo para nosso Blog, sem esquecer de agradecer ao site Maisfutebol:


"Arséne Wenger ficou fascinado com a exibição do Arsenal, numa equipa constituída na maioria por jovens jogadores, frente ao Wigan, em partida da Taça da Liga. O treinador destacou o carácter que os jovens jogadores revelaram, num jogo em que os portugueses Rui Fonte e Amaury Bischoff entraram perto do final.

«Estivemos à altura do teste e conseguimos uma combinação notável de vontaqde, energia e qualidade», afirmou o treinador, citado pela BBC. «Estes rapazes surpreenderam todos, porque têm uma combinação de personalidade, compromisso e também tranquilidade. Sob pressão mantêm-se extremamente calmos e jogam sempre bom futebol. O que fazem não é coincidência, é qualidade», prossegue o treinador do Arsenal, adversário do F.C. Porto na Liga dos Campeões.

Os «young gunners» escolheram a atitude certa, insiste o técnico: «Quando se tem 17 ou 18 anos e se joga frente a 60 mil pessoas, ou se fica inibido ou se joga melhor. Eles escolheram a segunda hipótese, porque têm personalidade.»"

Esta equipa já tinha goleado o Sheffield United na Taça da Liga por 6-0, agora venceu o Wigan por 3-0. Perante isto, Wenger anunciou que manterá a aposta nos jovens para a Taça da Liga, que entra nos quartos-de-final: «Vou mantê-los juntos para ver até onde podem ir.»"

O nosso clube continua no bom caminho a nível de formação mas não nos podemos esquecer que ainda temos alguns estrangeiros que pouco trazem de novo ao nosso clube.
Então não temos de ter medo em apostar nos nossos jovens valores, porque no futuro pode fazer a diferênça!
SL



6 comentários:

  1. Boas meu caro,
    Tens toda a razão neste teu ( mais uma vez ) bem sucedido tópico sobre o nosso grande clube.
    Razão porquê?
    Porque quem já viu jogar o Diogo Rosado sabe muito bem a que te referes como exemplos...
    Um lugar na equipa principal que necessita ser colmatado ( devido ás transigências do nosso treinador no caso vuk ), é a ala esquerda...
    Ora bem para quem sabe minimamente de futebol ( aqueles que não sejam como o P.B. ), sabem que o Diogo Rosado, por muitos considerado a melhor pérola do Sporting pós-Ronaldo, é esquerdino de raiz...
    E penso que agora é só juntar a posição com o jogador:
    Diogo Rosado + ala esquerda.

    Mas isto é apenas um dos exemplos do que se tem vivido em termos de formação no nosso futebol.

    O exemplo do Arsenal está bastante agradável...
    Nunca fui muito adepto dos gunners, mas aqueles putos ( da idade ou mais novos que o Diogo Rosado ), que eles lá têm são uma lufada de ar fresco numa das melhores equipas de futebol do mundo e um exemplo para tantas outras equipas que temem os ditos teenagers do futebol.

    Um abraço ao meu amigo HmG e continuação de um bom trabalho que tens vindo a elaborar neste Blogue digno do Clube que representa.

    ResponderEliminar
  2. Caro HMG,

    Este post toca-me particularmente, porque sou um apologista da aposta na formação.

    Em todos os aspectos é positiva em primeiro lugar porque formamos jogadores de enorme talento, depois porque temos a hipotese de num mundo de futebol onde cada vez é mais dificil comprar bem, com verbas limitadas, formar um plantel com 60 ou 70% de jogadores da casa, investindo apenas em retoques, e canalizando esse investimento para alvos bem seguros.

    Nesta equipa do Arsenal, proliferam jovens talentos, entre os quais o nosso Rui Fonte (espero sinceramente que caso volte ao Sporting, não seja mais um a perder-se por escalões secundários)
    Mas principalmente não existe medo de arriscar! São dadas hipoteses a todos. E este espirito aberto tipicamente britânico, que precisamos.

    Mais uma forma de os jovens darem nas vistas é nesta liga Intercalar (se bem que neste caso devem também jogar os menos utilizados da equipa principal), onde podem jogar contra alguns séniores, espero que possam ganhar mais tarimba com isso e caso se destaquem, sejam como prémio chamados á equipa principal!

    Coragem meus senhores coragem!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. VAMOS DIZER BASTA já este fim-de-semana independentemente de gostar ou não de Paulo Bento e desta direção, vamos mostrar a essa corja de BANDIDOS(APAF)quem manda no nosso Estádio, e que não admitimos nem toleramos qualquer espécie de atentado que vise desestabilizar e por conseguinte prejudicar o Sporting Clube de Portugal por parte dessa escumalha a quem "orgulhosamente" os dirigentes do futebolzinho nacional chamam de àrbitros...
    Vamo-nos unir já no jogo contra o Leixões(que não tem culpa nenhuma), e mostrar a esse bandido do Proença que estamos completamente em desacordo contra qualquer atitude provocatória que seja tomada pela APAF ou pelos seus associados contra o Sporting Clube de Portugal e mais particularmente contra Paulo Bento.
    TODOS AO ESTÁDIO DE ALVALADE COM FAIXAS E CANTOS DE INCITAMENTO AOS JOGADORES E EM ESPECIAL CONTRA OS ARBITROS


    CONNOSCO TEÊM QUE APRENDER QUE NÃO SE BRINCA


    VIVA O SPORTING
    SL

    ResponderEliminar
  4. Caro dustin
    Sábado lá estarei mais uma vez para apoiar o clube do nosso coração e todos nós a uma só voz vamos concerteza dificultar a tarefa desses homens do apito que perderam a vergonha face ao nosso clube.
    Desde a primeira jornada que somos roubados por esses corvos do apito, vamos mostrar bem a nossa revolta e a uma so voz apupar bem alto esses enganadores da verdade desportiva.
    Abraço
    SL

    ResponderEliminar
  5. Grande post, HGM. Devo confessar que desde cedo o Arsenal sempre foi o meu clube inglês favorito. Pena que não consigamos importar algumas das suas práticas, especialmente em relação aos jovens. Além de Diogo Rosado, acredito que o Wilson Eduardo também possa vir a tornar-se um grande jogador, esperemos que lhe sejam dadas as oportunidades, desde que não seja como o Adrien que está na equipa principal para nunca jogar, o que no mínimo lhe corta a evolução. Além de sabermos formar, temos de saber o que fazemos com quem formamos.


    SL

    ResponderEliminar
  6. Não condeno que se tragam jovens jogadores estrangeiros para a nossa formação. Desde que sejam melhores que os nossos. Não podemos é incorrer num exagero que não se justifica.
    Vendo o Arsenal percebemos que não importa a nacionalidade (muito variada). O que importa é a competência dos artistas.
    Considero que o Sporting é o clube europeu que melhor forma. Pelo menos os jogadores formados no Sporting têm dado cartas no estrangeiro.
    Um abraço.

    ResponderEliminar