27 de novembro de 2008

Mau demais

Tinha prometido a mim mesmo não bater mais no ceguinho, ou seja não criticar mais Paulo Bento, mas perante factos destes só me resta quebrar o meu silêncio.
Em primeiro lugar o discurso, "entrámos mal na primeira parte, tivemos falta de agressividade...", mas quantas vezes é que temos de ouvir isto? E para completar "Não soube motivar os jogadores...". Mas para que jogo então conseguirá fazê-lo? Se nem para a montra do futebol europeu consegue?
Opções técnicas recuso-me a falar sobre elas, toda a gente sabe que o Sporting ontém precisava de um meio campo agressivo e que Romagnoli nunca poderia jogar num meio campo desses, mas passando á frente.
Factos o Sporting este ano teve 6 jogos de nivel de dificuldade elevado, Benfica, Porto (3x) Barcelona (2x), 3 deles em casa, dois fora e um em campo neutro. Ganhá-mos um (em campo neutro) e perdemos os outros 5 incluindo 100% em casa. Estes numeros falam por si.
Por falar em factos, já vi esta mesma equipa do Sporting ombrear com Manchester, Bayern, Roma e Inter. Perdendo alguns ganhando outros, mas jogando futebol. este ano os dois jogos com o Barecelona foram autenticos massacres. O Sporting tem de pelo menos no seu reduto dar luta não se intimidar, equipas mais fracas que nós como o Anorthosis Famagusta, o Cluj têm dado mais luta, e da mesma igualha do Sporting, como Bordeaux ou Panathinaikos também. Não é admissivel apesar das devidas diferenças que sejamos esmagados por Barça nestes dois jogos (a fazer lembrar o que escrevi sobre o encontro com o Real Madrid no inicio da época), o Sporting tem prestigio a defender caramba! Somos o 23º clube com mais pontos de sempre nas competições europeias, e ocupamos actualmente 0 16º lugar no ranking da UEFA. Não somos nenhuns coitadinhos, e para além do mais este ano temos um plantel reforçado com os jogadores que Paulo Bento quis. Fez o seu trabalho, mas neste momento está mais que provado que já não consegue dar continuidade, com os mesmos jogadores e mais alguns em vez de evoluir regride.
Ontém Paulo Bento também entrou para a história com a maior goleada sofrida em casa no novo Alvalade XXI, e a maior goleada também na champions league em casa. Não sei também se alguma vez em 49 presenças Uefeiras tinhamos sofrido alguma vez 5 golos em casa, desde que vejo futebol não. e já jogamos com a grande maioria dos colossos europeus várias vezes.
Podem dizer me que conseguimos o apuramento inédito para os oitavos de final, passámos a fase de grupos, é verdade, mas também é a primeira vez que éramos favoritos, a primeira vez que caimos no pote 2 (muito graças aos pontinhos da época em que fomos á final da Uefa á 5 anos), das outras apanhámos sempre dois adversários de nivel teoricamente supeirior.
Para concluir a tão falada disciplina, disciplinar é castigar e depois recuperar jogadores, não é castigar e afasta-los para todo o sempre perdendo a equipa desportivamente e financeiramente. Paulo Bento perdeu a noção e o equilibrio e uma das suas maiores virtudes de tanto elogiada, passou a ser um dos seus piores defeitos, disciplinar sim, agora perpetuar os castigos da forma que ele tem feito, e demonstra em vez de um condutor de homens que gosta de mostrar quem manda e sabe trazer os seus subordinados á razão, tornando-os mais capazes, apenas evidencia um tirano sem dó ao género da idade média. A juntar a isto a meia duzia de expulsões esta época, parecem dizer que disciplina foi virtude que já soube aplicar mas no passado!
Por tudo isto acho que o ciclo tem de terminar, não há mais volta a dar e quem não percebe isto está apenas querer empurrar o problema para a frente.
SL
SPORTING SEMPRE

5 comentários:

  1. Depois de 3 colhidas feias e graves para o nosso prestigio na Monumental de Madrid, na Monumental de Barcelona e ontem na Monumental de Alvalade não acham que já chega de touradas?

    ResponderEliminar
  2. Efectivamente caro Leão de Alvalade, parece-me que a faiena nunca mais acaba, a menos que alguém com responsabilidades ponha fim á mesma.

    Abraço Leonino

    ResponderEliminar
  3. É triste mas é verdade. Não jogamos nada à bola! E quando juntamos a isso a falta de atitude...

    ResponderEliminar
  4. Se todos calam, nós pelo menos mostramos a nossa indignação.

    O ciclo de Paulo Bento terminou!

    Não me venham dizer que contra o Barcelona nada poderiamos fazer.
    Podiamos e deviamos, o Barça só não perdeu em Donetsk por sorte, e o Shaktior não passa de uma equipa mediana.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Caro MFM

    Estou tão triste com esta gestão desportiva, deixei de ver o meu Sporting pela televisão e só vou ao estádio porque, verdade seja dita, me ajudaste na compra da GameBox.
    Estou saturado destes indivíduos que pensam que sabem de futebol, este Departamento de Futebol e claro pequenino treinador incluído são anedóticos.
    Com muita tristeza mais uma vez, semana após semana temos de conviver com os Indios no trabalho a rir a bem rir de nós, a dizerem Paulo Bento para sempre!
    SL

    ResponderEliminar