19 de novembro de 2008

O (Des)aproveitar da formação

Um dos vectores que quem me conheçe bem, sabe que mais aprecio, e também para onde penso que deveria ser prestada cada vez mais atenção e onde teremos sempre a ganhar com o investimento é a formação.

Como tal cabe-me fazer uma pequena análise naqueles que a meu ver, poderão ter algum futuro e chegar á equipa principal do Sporting. Poderão dizer que se for para ter a utilização que Adrien por exemplo tem tido, de nada vale é um facto penso que se Adrien estivesse emprestado a sua evolução seria muito maior, concordo no entanto não podemos pensar que os erros técnicos continuarão eternamente.

E por pensar no futuro e numa retoma na aposta da formação que escrevo este texto. Nesta época em curso são vários os jovens emprestados que se têm destacado. Começando pela primeira liga, e como é a primeira montra falo de 3 casos. No Estrela da Amadora estão dois, um médio centro que tem ganhado o seu espaço e hoje por hoje é um dos indispensáveis na sua equipa, Celestino, que apesar de no tempo de junior confesso não ser dos meus preferidos tem vindo a impor-se aproveitando o seu fisico a sua boa tecnica individual e capacidade de remate. Apesar de fazer parte do meio campo sector onde o Sporting tem actualmente muitas opções não poderia de deixar de falar nele. Avançando um pouco mais no terreno surge Celsinho, (que actualmente se encontra castigado pelo clube por uma saida á noite fora de tempo) começou a época bastante bem com golos e assistencias, é um potencial 10 ou mesmo extremo, a quem deve ser dada atenção talento não falta. Para concluir a ronda pela primeira liga temos o lateral esquerdo do Trofense Tiago Pinto que depois de um começo dificil, concorrencia de Areias, consegiu impor-se e começa a mostrar o porquê de jogar na primeira Liga, é um lateral esquerdo muito ofensivo que sabe cruzar bem, e se conseguir continuar a melhorar no aspecto defensivo pode tornar-se num caso muito sério.

Passando aos restantes escalões temos a meu ver mais dois jovens em destaque, João Gonçalves na II LIGA, titular indiscutivel no lider Olhanense, mais um jovem que tem evoluido imenso, e de um jogador que não se destacava tanto nos juniores tem vindo a ganhar o seu espaço e pode ser uma alternativa de futuro ao lado direito da defesa leonina. Na II Divisão B milita no Fátima, a meu ver, mais uma grande esperança para o futuro do meio campo leonino André Santos, recem acabado de ser campeão de juniores, afirmou-se como titular indiscutivel e tem feito jogos de enorme qualidade, marcando inclusive varios golos, o que é um dado sempre positivo num médio. Tem um bom remate, muita capacidade técnica e está a conseguir impor-se logo no primeiro ano de Sénior.

Para concluir, outro jovem em destaque e o mais jovem de todos Rui Fonte, ponta de lança, emprestado ao Arsenal ( que tem uma clausula de opção de 7 M€), que ainda em idade de junior ainda ontém marcou um golo nos sub 21 ou seja dois escalões acima do seu (Sub 19). É um jogador forte fisicamente e que além do jogo aéreo, aponta livres muito bem.

Além dos emprestados, temos na actual equipa de júniores diversos jogadores que merecem ser acompanhados com grande atanção.
O Defesa Central Nuno Reis, junior de primeiro ano e titular na selecção no escalão acima, os médios centro André Martins e Diogo Amado, o primeiro ao estilo de Moutinho e o segundo um lutador incansável, os médios ofensivos Diogo Rosado e Rabiu (este ainda junior de primeiro ano) detentores de uma técnica muito acima da média, e capazes de desiquilibrar como provavelmente só Izmailov, Vukcevic e Liedson fazem (ou poderiam fazer no caso de Vuk) no plantel principal.
Para terminar Wilson um avançado muito rápido e repentista que pode jogar em qualquer dos postos no ataque tanto em 4 3 3 como em 4 4 2. Com Derlei ja a caminhar para o fim de carreira será um crime não fazer pelo menos a pré epoca.

Com tanta matéria prima de qualidade eu, como muitos outros, não percebo o que alguns elementos sem qualidade fazem neste plantel. Se é para arriscar que seja em jovens oriundos da formação, e a comprar que sejam efectivas mais valias que façam a diferença!


Força Leões!

2 comentários:

  1. Os jogadores da formação não davam comissões. O caso mais escandaloso foi a contratação do Gladstone, quando Paulo Bento queria que o Daniel Carriço ficasse no plantel já na época passada.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Mesmo assim ainda ficou com o Paulo Renato, também não podemos manter todos no plantel, mas chega a ser dramático ver alguns jogadores que andam pelo plantel principal. Glastone foi um caso que de onde vinha até era considerado dos melhores, mas e marian Had? e Ronny? e Tiui? e P. Silva?
    Quando vem um Izmailov um Vukcevic ou um Postiga não podemos se pode criticar....mas andam por ai alguns...

    SL

    ResponderEliminar