16 de novembro de 2008

Uma questão de incompetência

Assim como elogiei a equipa e o treinador no jogo passado, sou obrigado a constatar factos que ao longo desta semana me deixaram desiludido. Vou começar pela quarta feira e pela liga intercalar.

A liga intercalar deve ser usada para dar minutos aos jogadores menos utilizados e dar maior capacidade competitiva aos jovens da nossa formação para poderem quem sabe um dia, ao se destacarem nessa mesma liga ter uma chance na equipa principal. Mas diria que isto é na teoria, e só sucede em clubes de menor dimensão como o Chelsea o Manchester ou o Arsenal, porque no nosso caso, os jogadores menos utilizados á excepção de Ronny e Tiui (por duas vezes), e Ricardo Batista, por e simplesmente não são utilizados. Ou seja Adrien que apenas por la passou um jogo, Vukcevic e Stojkovic não jogam ali nem em lado nenhum. Será porque poderiam dar nas vistas o que poderia levar os adeptos e comunicacção social a questionarem a sua ausencia na equipa principal? Quanto aos jovens que poderão por lá destacar-se já nem falo disso pois a probabilidade de serem opção num jogo que seja da equipa principal é zero. O que tem sucedido é que a equipa da liga intercalar tem jogado com jogadores da equipa junior na sua totalidade, o que tem prejudicado a mesma no campeonato ao fim de semana.
Acho importante que esta equipa tenha uma mescla de jogadores juniores e jogadores menos utilizados seniores, desta forma ganhariam os seniores que não perderiam totalmente o ritmo competitivo e os juniores que iam subindo patamares de maturidade e competitividade. Agora colocar 90% da equipa de juniores na intercalar não me parece de todo proveitoso para alguma das partes, antes pelo contrário
O que sucedeu foi que na passada quarta feira, e para diminuir o desgaste dos jovens leões que sabado jogaram na madeira no campeonato de juniores, no inicio da semana fizeram estagio na selecção (11 num plantel de 19), alinharam na mesma liga intercalar no onze um sénior, Ricardo Batista, 3 juvenis, 6 juniores de primeiro ano e um junior de segundo.
Resumindo a equipa técnica do Sporting além do mau trabalho a nivel da equipa principal começa a prejudicar também a formação!

Quanto ao jogo de ontém, fico em primeiro lugar triste pelos muitos leões que se deslocaram ao estádio e que lá vão poucas vezes, adeptos de muito longe e que numa das poucas vezes que têm oportunidade de vir a Alvalade observaram aquela triste exibição e mais uma tremenda desilusão.
Depois o costume, um treinador que por e simplesmente não tem um plano B, alternativo ao losango. Um treinador que com dois laterais esquerdos no plantel, passa-lhes um atestado de incompetencia pondo um trinco a jogar no seu lugar primeiro e um lateral direito depois. Parece que desta vez foi castigado pelas tantas atrocidades que comete, pois o outro trinco lesionou-se e azarado lateral direito que entrou para o lugar a esquerda, tambem se lesionou, sendo Paulo Bento obrigado a colocar á esquerda.... pasme-se um lateral esquerdo. Se juntarmos a isto que este lateral esquerdo foi a terceira aquisição mais cara das ultimas duas épocas do Sporting (2,5 M€ por 60% do passe), e que Paulo Bento insistiu imenso na sua contratação e que o outro lateral esquerdo tem ficado no plantel ano após ano em deterimento de jovens saidos da formação por teimosia do nosso treinador, chegamos a um nivel de incoerencia tal que já não é incoerencia é mesmo incompetência.

E não quero ir mais além, porque já não tenho forças para dizer seja o que for, concluindo apenas dizendo, que com esta postura não há discurso de conciliação e mobilização que resista! Sr Presidente que tanto aprecio pela forma rigorosa e realista como tem encarado o estado financeiro do nosso clube, conseguindo aumentar as receitas e segurar os custos mantendo ainda assim um plantel bastante competitivo. Tome uma decisão quanto ao futebol.

SL
Sporting Sempre

1 comentário:

  1. Amigo mfm
    Este teu post mete mesmo o dedo na ferida e muito bem.
    Não deita nosso clube abaixo mas é uma critica muito construtiva.
    Acho que o pequeno treinador , PB, anda endeusado vamos ver com que custos para o nosso clube.
    SL

    ResponderEliminar